ALERTA: A criminalidade e a violência crescem de forma assustadora no Brasil. Os policiais estão prendendo mais e aprendendo muitas armas de guerra e toneladas de drogas. A morte e a perda de acessibilidade são riscos presentes numa rotina estressante de retrabalho e sem continuidade na justiça. Entretanto, os governantes não reconhecem o esforço e o sacrifício, pagam mal, discriminam, enfraquecem e segmentam o ciclo policial. Os policiais sofrem com descaso, políticas imediatistas, ingerência partidária, formação insuficiente, treinamento precário, falta de previsão orçamentária, corrupção, ingerência política, aliciamento, "bicos" inseguros, conflitos, autoridade fraca, sistema criminal inoperante, insegurança jurídica, desvios de função, disparidades salariais, más condições de trabalho, leis benevolentes, falência prisional, morosidade dos processos, leniência do judiciário e impunidade que inutilizam o esforço policial e ameaçam a paz social.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

EQUIPE TÁTICA DA POLÍCIA CIVIL TENTA PRENDER ENVOLVIDOS NO ATAQUE AO FORUM

O DIA 20/12/2013 11:24:10

Polícia Civil tenta cumprir 11 mandados de prisão no Morro do Dezoito. Mandados seriam contra criminosos que participaram da ação no fórum de Bangu, em outubro. Houve intenso tiroteio


MARCELLO VICTOR



Rio - Agentes da Polinter, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Divisão de Homicídios (DH) e outras delegacias especializadas, realizam desde às 5h desta sexta-feira, uma operação para cumprir 11 mandados de prisão e nove de busca e apreensão no Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte. O objetivo é prender traficantes da facção criminosa que em outubro tentaram resgatar do Fórum de Bangu, na Zona Oeste, Alexandre Bandeira de Melo, o Piolho, chefe do tráfico de drogas na comunidade, preso em abril de 2012.

Na chegada ao morro, policiais da Core foram recebidos a tiros pelos traficantes. Do alto da mata, os marginais tentavam impedir a progressão dos agentes na comunidade. Durante cerca de três minutos, eles tiveram que se abrigar nos acessos. Os policias, porém, conseguiram avançar. Uma equipe da DH, sob o comando o delegado titular Rivaldo Barbosa, também conseguiu vasculhar uma localidade habitada próxima a mata. Nada foi encontrado.

Policiais trocaram tiros com traficantes no Morro do DezoitoFoto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Agentes da Polinter também estiveram em um condomínio de luxo no Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. No local reside a namorada de Jean Carlos do Nascimento, apontado pela polícia como braço direito de Piolho. Os investigadores tinham interceptado uma ligação entre os dois e descobriram o endereço do imóvel. Segundo testemunhas, ninguém aparece no local a cerca de dez dias. Ele não foi encontrado.

O Morro do 18 se tornou um dos refúgios da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) após a ocupação pelas forças de segurança da Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul; do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, e do Complexo de São Carlos, no Estácio, ambos na Zona Norte
.
Policiais buscam cumprir 11 mandados de prisão contra envolvidos a invasão ao fórum de Bangu, em outubroFoto: Severino Silva / Agência O Dia

A invasão do Fórum de Bangu terminou com as mortes do menino Kayo da Silva, de oito anos, atingido por uma bala perdida, e do sargento da PM Alexandre Oliveira, 40. Vinte e quatro criminosos seriam julgados em audiência, mas o objetivo da quadrilha era era resgatar Piolho.

A polícia não confirmou oficialmente, mas um dos mandados de prisão da ação desta sexta-feira seria contra o traficante Leandro Nunes Botelho, o Scooby, apontado como o comandante da ação criminosa em Bangu. Ele era o chefe do tráfico de drogas no Morro dos Macacos antes da ocupação da comunidade pela polícia.

Policiais foram recebidos a tiros durante operação no Morro do DezoitoFoto: Severino Silva / Agência O Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário